terça-feira, outubro 25, 2011

Equidade

À primeira vista este orçamento é realmente pior para a função pública, e até comentei isso ali em baixo. Mas também me parece aceitável o argumento que ou era isto ou despedimentos em massa (falava-se em 50 a 100 mil), e vejo pouca gente a defender que se deveria ter optado pelos despedimentos (ainda que aí sim o corte na despesa seria estrutural, e não apenas por 2 anos). E a verdade é que se no público se optou por baixar para evitar despedir, no privado não houve opção: por despedimentos ou por falências já centenas de milhar perderem mesmo o emprego.

domingo, outubro 23, 2011

O guia

Estive fora e não segui tudo, mas pelo que percebi o Khadafi foi bombardeado com uma bala na cabeça, certo?


Entretanto, mesmo após a sua morte, o grande enigma à volta de Khadafi continua: como raio se escreve o nome do homem?

segunda-feira, outubro 17, 2011

O mundo pula e avança

Mais um sinal de quanto o mundo mudou: há uns anos este acordo era criticado, e que somos invadidos por dentistas brasileiros, e blá blá.
Hoje exigimos que o mesmo acordo seja respeitado.




(notícia tsf)

domingo, outubro 16, 2011

Íntimos


Hoy todo el mundo es íntimo; amigo, nadie.

(Bioy Casares escreve sobre o facebook em 1969, no Diario de la guerra
del cerdo)

sexta-feira, outubro 14, 2011

Bens essenciais

O IVA dos livros vai-se manter, pelo que parece, com a taxa reduzida. É a vantagem de por cá se ler pouco: o Passos deve ter achado que se alterasse a taxa também não ia daí tirar grande receita.

quinta-feira, outubro 13, 2011

First they came

First they came for the communists, and I didn't speak out because I wasn't a communist. Then they came for the trade unionists, and I didn't speak out because I wasn't a trade unionist. Then they came for the Jews, and I didn't speak out because I wasn't a Jew. Then they came for me and there was no one left to speak out for me.

Agora repetir com "primeiro foi a função pública..."

Contas

Os portugueses há muito se habituaram a ter que fazer contas à vida dependendo de terceiros.

Mas até aqui era só no futebol.

14 vezes pouco é pouco na mesma

Parece que passa a imagem lá para fora, até falando com estrangeiros, que os portugueses são uns mandriões que trabalham 11 meses e recebem 14. Seria importante que alguém explicasse a esses estrangeiros quanto ganha um português ao ano, de forma que pudessem comparar com o seu próprio salário.

domingo, outubro 09, 2011

Midnight in Paris

Desta vez é um improvável Owen Wilson que faz de Woody Allen. E como não gostar de uma personagem que frequenta a Shakespeare and Co?


(fotos Dezembro 2009)

PS: O argumento para este filme, como se sabe, anda na cabeça do senhor há meio século. Ah, os sixties...

sexta-feira, outubro 07, 2011

Tranströmer sobre o casamento

And Seamus Heaney credited Tranströmer and his wife, Monika, with this marital advice: “Things will work fine as long as you see each other every six weeks ... Just don’t let more than six weeks go past.” (daqui)

terça-feira, outubro 04, 2011

Nós, redículos



Francisco Van Zeller - "Não podemos evitar que haja manifestações na rua, era muito esquisito, éramos um povo de molengas se por acaso não fossem para a rua, já viu que ridículo que era este povo aceitar estes sacrifícios e não ir para a rua, não fazer barulho, não fazer um desfile, não fazer uma greve, parecíamos parvos... ou mortos."