sábado, outubro 20, 2012

Mais uma medalha

O inquérito anual da KPMG sobre impostos sobre o rendimento (aqui) mostra que em 2012 continuamos bem posicionados. O relatório só tem gráficos para 100,000$ (este aqui em baixo) e para 300,000$. Suponho que para salários mais "portugueses" ainda estejamos "melhor" classificados, já que o que cá é considerado um bom salário (digno de ser já bem taxado) em muitos países europeus é um salário de miséria (isento ou quase), mas percebe-se que esses salários não interessem a quem lê relatórios da KPMG.


Isto foi em 2012. Em 2013 o IRS aumentará 30% o que, se os restantes países não se despacharem também, nos deve colocar no topo ou pelo menos valer uma medalha. Obrigado Vítor.

Manuel António Pina (1943 - 2012)

Era uma vez um menino que tinha um defeito de pronúncia. Não era capaz de dizer tê: dizia quê. Trocava o tê pelo quê. Trocava o têpluquê. Em vez de dizer tasa, como toda a gente, dizia casa; em vez de dizer tão, dizia cão; em vez de dizer tapete, dizia carpete (às vezes deixava uns tês para trás, deixava uns quês para crás). E assim por diante: em vez de dizer tábua, dizia cábula; em vez de dizer tu, dizia (rabo); em vez de dizer Tomé, dizia Comé; em vez de dizer taxímetro, dizia caxímetro, etc. (em vez de dizer etc., dizia ecc.). Esta história (em vez de dizer esta história, dizia esca escória) tem uma moral, é das que têm: é que todos os defeitos de pronúncia (como os outros defeitos todos, há uma história para cada defeito) têm também virtudes de pronúncia, senão eram defeitos perfeitos. Ao menino, como a toda a gente que tem defeitos de pronúncia, ENTARAMELAVA-SE-LHE a língua; este menino tinha sorte porque, como as letras do defeito dele eram o tê e o quê, a língua ENCARAMELAVA-SE-LHE e o menino gostava muito (goscava muico).

segunda-feira, outubro 08, 2012

Futebol: resumo do fim de semana

Em Portimão os B's vão-se preparando para o que é jogar no Benfica...


Entretanto, o Porto é já motivo de chacota na imprensa húngara por vencer o Sporting apenas por 2. Mesmo assim, para não facilitar - às vezes é contra estas equipas mais fracas que se perdem campeonatos -, não dispensaram 2 penalties muito duvidosos.


domingo, outubro 07, 2012

Eric Hobsbawm 1917 - 2012


Terminaram a semana passada, aos 95 anos, os tempos interessantes de Eric Hobsbawm. Eis uma homenagem que julgo o deixaria orgulhoso: uma foto da minha actual pilha de livros de casa de banho.

sexta-feira, outubro 05, 2012

A quem conhecer o regulamento da Liga



Uma dúvida, por favor, se alguém souber ajudar.

É sabido que as novas equipas B não podem subir para a Primeira Liga, pois não faria sentido jogarem equipa principal e B na mesma liga.

A minha dúvida: na eventualidade de a equipa B subir (digamos, por exemplo, o Sporting B, que está no topo da classificação) e a equipa principal descer (digamos, sei lá, o Sporting), pode o clube optar por trocar e jogar com a B na primeira?

Obrigado.

PS: Faço esta questão preocupado com os nossos rivais. É obviamente importante para o futebol nacional ter um Sporting forte na primeira liga, e neste momento a única hipótese que vejo é subindo o Sporting B.

terça-feira, outubro 02, 2012

Essential Tao of Travel

1. Leave home
2. Go alone
3. Travel light
4. Bring a map
5. Go by land
6. Walk across a national frontier
7. Keep a journal
8. Read a novel that has no relation to the place you’re in
9. If you must bring a cell phone, avoid using it
10. Make a friend

Paul Theroux, The Tao of Travel (A Arte da Viagem)