terça-feira, setembro 28, 2004

José Sócrates novo secretário geral PS

Más notícias para a esquerda portuguesa: José Sócrates é o novo secretário geral do Partido Socialista.
O maior partido de esquerda em Portugal decidiu, por esmagadora maioria, virar à direita. Ferro Rodrigues podia não ser muito telegénico, mas, ideologicamente, parecia mais adequado a um partido que se apelida de "socialista". Com Sócrates, considerado o nosso Tony Blair, o socialismo volta para a gaveta. A dúvida é se o novo PS consegue conquistar eleitores ao centro e ao mesmo tempo manter a fidelidade dos eleitores de esquerda.

Más notí­cias para o PSD: José Sócrates é o novo secretário geral do Partido Socialista.
O novo PS vai atacar o centrão e certamente roubar ao PSD eleitores descontentes com a sua governação. Sociais-democratas moderados que não se revêm num governo com Paulo Portas têm agora uma alternativa.

Más notícias para o PP: José Sócrates é o novo secretário geral do Partido Socialista.
Com várias eleições à vista, e não podendo arriscar perder o tal centrão, algumas políticas de direita do governo terão de ficar para trás, e os ministros PP terão necessariamente de perder alguma influência.

Boas notícias para os partidos de esquerda: José Sócrates é o novo secretário geral do Partido Socialista.
PCP e (principalmente, parece-me) BE, sairão certamente beneficiados por este virar à direita do PS. Parte dos 20% de Manuel Alegre (assumindo que essa percentagem se reflecte também no paí­s real), sentir-se-ão mais identificados com Francisco Louçã do que com José Sócrates. Descontentes com o rumo do seu partido, alguns optarão por votar mais à esquerda. Cabe a estes partidos saber aproveitar este buraco deixado pelo PS, empurrando-o cada vez mais para a direita.

Sem comentários: