quinta-feira, dezembro 28, 2006

Todos diferentes, todos iguais

A violação da privacidade do dirigente portista é decerto injustificável e obscena e os factos de índole criminal relatados deveriam ter sido comunicados à polícia e não matéria de best-seller. Salgado não está no entanto só na exposição da intimidade alheia. Outros livros, como o de Maria Filomena Mónica, se aventuram por esse território sem provocar o mesmo tipo de nojo público. É que Carolina é uma "ex-alternadeira", não uma intelectual com cachet. No entanto, descontado o estilo de escrita, que diferença há entre contar episódios sexuais ocorridos com várias pessoas vivas, citando-as pelo nome, sob pretexto de "memórias", e o que fez Carolina?
Fernanda Câncio, DN 15.12.2006

4 comentários:

Anónimo disse...

É. Sempre me fascinou, e fascina cada vez mais, a forma como os media portugueses tratam o Pinto da Costa e o Alberto João Jardim. Em ambos os casos são pessoas que alcançaram resultados extraordinários. E os resultados foram inegavelmente conseguidos através da inteligência das suas acções. Mas são tratados pelos jornalistas como se fossem do mais reles que existe na sociedade.

Com os jornalistas portugueses mais vale cair em graça do que ser engraçado. Os jornalistas portugueses são muito fraquinhos.

Rui Dantas disse...

Não posso dizer que concordo.
O Pinto da Costa é, parece-me, um evidente caso de polícia, e é como tal que deve ser julgado. Não confundo esta "esperteza", recheada de ilegalidades e afins, com inteligência.
Não conhecendo a Madeira, acredito que tenha sob muitos aspectos melhorado nos últimos anos. Como acredito que o queijo do Daniel Campelo tenha tinho vantagens para Ponte de Lima. Mas são estes políticos que precisamos? Não me parece.

Anónimo disse...

Como sabes sou portista, mas nada me liga ao Alberto João Jardim (nunca fui à Madeira e nem sequer gosto do PSD).

A questão aqui resume-se a factos. O FC Porto ganhou com o Pinto da Costa uma liga dos campeões, uma taça dos campeões europeus uma taça UEFA, duas taças intercontinentais e uma super-taça europeia. Foi também a equipa que ganhou mais competições nacionais. Tem estado regularmente entre os 8 melhores do ranking da UEFA, e é provavelmente a equipa europeia que tem melhor eficiência de resultados/orçamento. Antes de Pinto da Costa o FC Porto nunca tinha ganho um título europeu e raramente ganhava competições nacionais.

Antes do Alberto João Jardim a Madeira era, juntamente com os Açores, o sítio mais pobre de Portugal. Agora é em vários indicadores a segunda região mais rica do país. Está à frente do Norte, do Centro e a milhas do Alentejo e dos Açores. São factos.

Pelo padrão usado para julgar Pinto da Costa e Alberto João Jardim, se fosse português, o Bill Gates seria um reles criminoso. Usou e usa muitos truques e ilegalidades para vencer.

Eu também preferia politicos/dirigentes com o estilo do Miguel Sousa Tavares. Mas daí a não elogiar o mérito de quem tem mérito, apenas por não gostar do estilo, vai uma grande distância. Eu não faço isso (mas também não sou jornalista).

Ora bem, um bom 2007 para ti, e para todos (incluindo os jornalistas fraquinhos).

Anónimo disse...

estes medias necessitam de uma senhora que deu uns sopapos em directonum individuo que se julga no direito de opinar, difamar, julgar condenar aspssoas na praca publica. Grande Scolari! grande dr Santana. mas vao aparecer mais
. o analfabetu