quinta-feira, outubro 18, 2007

Doris

Diz o Pedro Mexia que não comenta o Nobel a Doris Lessing porque "apenas" leu 2 dos seus 50 livros.
Em primeiro lugar, Pedro, parece-me uma limitação grave. Eu, que nunca li Doris Lessing, sinto-me perfeitamente à vontade para entrar num qualquer debate sobre a velhinha; dependendo do lado da mesa em que me coloquem, sou capaz de a defender com entusiasmo, e que vale muito mais o conjunto coerente da totalidade da sua obra do que cada livro individual (e bla bla); ou então, sentando-me do outro lado, defender com o mesmo entusiasmo que o prémio se destina não aos seus escritos mas ao passado de esquerda e feminista (e bla bla).
Por outro lado, um escritor de quem li 2 livros passa directamente para o rol de escritores de quem mais li. Dizer de algum escritor que li "apenas" 2 livros não me passa pela cabeça. Parecendo que não, isto de trabalhar acaba por roubar tempo a um gajo.

Sem comentários: