domingo, setembro 06, 2009

Anaqueles mohosos

Se o ano passado as opiniões se dividiam entre o Rayuela, os primeiros dois volumes d'O homem sem qualidades ou o Detectives Selvagens, parece que este ano é unânime que por cá o acontecimento literário é o 2666 (apesar de 2009 ser também, por exemplo, o ano da nova tradução do Montanha mágica). Não se percebe muito bem como uma tradução do castelhano é tão aguardada, mas isso é outra história.

[...] Archimboldi no era un completo desconocido en Italia, aunque tampoco podía decirse que fuera un autor de éxito o de mediano éxito o de escaso éxito sino más bien de nulo éxito, cuyos libros envejecían en los anaqueles más mohosos de las librerías o se saldaban o eran olvidados en los almacenes de las editoriales antes de ser guillotinados.

Curiosamente, ainda há pouco tempo se podia encontrar o Estrella Distante perdido no meio dos saldos da Teorema a 2,99€. Foi recentemente re-editado, agora que, à boleia do marketing daquele Detectives Selvagens e especialmente deste 2666, é mais provável que escape à guilhotina.

Sem comentários: