quarta-feira, julho 06, 2005

"Novo" código da estrada

Quando há uns meses se começou a falar do novo código de estrada, tentei perceber o que teria sido modificado. Portugal é conhecido pela sua enorme sinistralidade rodoviária, e por isso há certamente muito onde melhorar. Pelo que nos foi feito chegar pelos meios de comunicação, no entanto, a grande novidade do "novo" código prende-se com o duplicar do valor previsto para as coimas.
Um novo código implicou, imagino, pessoas pagas especialmente para o preparar. Especialistas, imagino. Estamos assim tão bem que a única melhoria que estes especialistas foram capazes de introduzir foi o aumento das coimas? , pensei. Não há uma única ideia, mais ou menos inovadora, para diminuir as mortes nas estradas?
A semana passada, no entanto, entrou em vigor uma das medidas do código: a obrigatoriedade de utilização de colete reflector quando se sai da viatura (por exemplo, para mudar um pneu, ou na eventualidade de um acidente). Ao ver os primeiro acidentados vítimas desta medida, compreendi finalmente que esta é sem dúvida uma optima ideia capaz de realmente diminuir o número de acidentes. Quem já viu o ridículo que ficam dois adultos a discutir um acidente vestidos de laranja fluorescente percebe o que eu quero dizer; sabendo que terá de vestir este colete em caso de acidente, os portugueses serão certamente mais cuidadosos na sua condução.

Sem comentários: