segunda-feira, novembro 20, 2006

À beira de um ataque de nervos

A comédia, já se sabe, é o mais difícil dos géneros. Fora um ou outro nome, temo sempre que os filmes "cómicos" mais tarde ou mais cedo vão descambar em alguém que tropeça numa banana ou leva com uma tarde na cara, e por isso nem arrisco.
Desta vez, no entanto, uma crítica qualquer lida na diagonal convenceu-me que este Little Miss Sunshine (Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos, em português) teria um "humor negro" excelente, gargalhadas garantidas, etc., num filme supostamente meio "independente". Dentro do espírito de me informar o menos possível antes do filme, lá fui eu.
Resultado: as gargalhadas realmente apareceram por lá, a ver pelo resto da sala: a carrinha que não arranca, obrigando a família a empurrar e entrar em andamento (ha ha); a buzina da carrinha que encrava e vai apitando durante a viagem (ha ha); o polícia que apanha a revista gay do cunhado (ha ha ha). Enfim. Costumo (como toda a gente) criticar os tradutores que inventam nomes disparatados para os filmes, mas desta vez só posso concordar que o título em português me prepararia melhor para aquilo.

Sem comentários: