quinta-feira, agosto 16, 2007

O Murtal e o milénio

No capítulo doze do excelente "O pequeno livro do grande terramoto", Rui Tavares conta a história da bruxa do Murtal que "previu" um novo terramoto em Lisboa para 19 de Fevereiro de 1989. Os lisboetas, claro, não levaram nada disto a sério, mas, aparentemente, foram nesse fim-de-semana todos "passear" até à casa de campo da família, saída que "já tinham programado há muito tempo".
Em seguida, Rui Tavares decide dar mais 2 exemplos recentes de casos semelhantes (p. 199): a "mania da destruição de Paris, em Agosto de 1999, lançada por Paco Rabanne" e a "paranóia do bug do milénio".
Comparar o bug do ano 2000 com as previsões de Paco Rabanne e da bruxa do Murtal é, no mínimo, insultuoso para milhares de pessoas que passaram grande parte do ano de 99 e da própria noite de passagem de ano a trabalhar para que o Rui Tavares pudesse ter passado essa mesma noite calmamente a beber o seu champanhe. E mostra, o que é pena, que o Rui Tavares, que é das pessoas cujas opiniões mais gosto de ler e ouvir, não parece escapar à ignorância generalizada de tudo que entre no domínio das ciências exactas, a que no passado já me referi.

1 comentário:

Pedro Morgado disse...

Porque devemos apoiar o Braga?
Uma mensagem para todos os bracarenses :)