quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Da redução do número de deputados

Elementos do PS e do PSD têm ultimamente recuperado este tema, que no geral parece-me que tem apoio popular. Aliás, penso que um referendo que visasse reduzir essa cambada a uma meia dúzia era capaz de ganhar, isto esquecendo para já a hipótese de acabar com eles de vez, porque afinal só servem para gastar dinheiro.

As contas do "preguiçoso" Pedro Magalhães mostram que já somos dos país com mais habitantes por deputado, principalmente se considerarmos apenas os países do nosso tamanho, e mesmo contando apenas com a câmara baixa nos países bicamarais, mas ainda assim menos deputados é sempre uma aposta do centrão, pois é uma forma de levar à tão desejarda bipartidização à la americana, e pelas mesma razãos é sempre rejeitada pelos partidos mais pequenos.

A mim parece-me que se pode agradar a ambos. É sabido que, devido à existência de vários círculos, os partidos grandes já hoje são beneficiados. Como seria se existisse um círculo nacional extra para garantir a proporcionalidade? Eis umas contas rápidas com as votações das eleições de 2009, utilizando dados da wikipedia e um simulador do método de Hondt:

PartidoComposição actual
(230 deputados)
Hondt a nível nacional
(230 deputados)
Hondt a nível nacional
(180 deputados)
PS978970
PSD817156
PP212520
BE162418
CDU151915
MRPP021

Como se vê, uma redução para 180 deputados acompanhada de uma distribuição mais proporcional levaria, se compararmos com a situação actual, a uma perda de deputados pelos partidos maiores e não pelos mais pequenos.

Será que nesse caso seriam os mesmo a defender a redução do número de deputados?

4 comentários:

pvl disse...

Os tipos que vão fazer a lei são os mesmos que decidiram que os candidatos a presidente da república que não chegam aos 5% não recebem 1 tostão (e os outros recebem uma pipa de massa).

O MRPP não terá um deputado e disso não tenho a menor dúvida. O novo sistema (se existir) vai permitir maiorias absolutas com 30% dos votos e isso vai ser assim PARA O NOSSO BEM.

Rui Dantas disse...

Boas!

Só para perceber: o "para o nosso bem" (em maiúsculas e tudo), e partindo do princípio que não é irónico, significa que votas PS / PSD e que não consideras necessários PP / BE / CDU / etc, certo?

pvl disse...

Era irónico (devia ter posto um ;-)

Por mim deviam acabar era com o PS e PSD.

Rui Dantas disse...

Ah, já percebi então o comentário anterior... votaste no Coelho ao poleiro.. ;)